Aceite Esse Desafio
NĂŁo podemos ficar parados esperando que os outros resolvam os nossos problemas ou apresentem soluções para nossas dificuldades, tĂŁo pouco culpa-los pela situação em que nos encontramos (ainda que alguĂ©m tenha contribuĂdo por nos colocar em determinada situação, manter-se nela Ă© uma escolha individual), portanto seja como for culpar os outros pelo que nos acontece ou esperar deles uma solução Ă© uma ilusĂŁo, quanto mais rápido percebermos isso menos entregues ao sofrimento ficamos, e mais rapidamente nos movimentamos em busca de uma solução para nossos problemas.
Quando nos colocamos na posição de vĂtima, acreditamos que nada dá certo, nada pode ser feito e que o mundo a nossa volta está conspirando contra nĂłs, temos a nĂtida sensação de que existe mesmo um complĂ´ entre os acontecimentos que se sucedem e a incompreensĂŁo das pessoas ao redor de nĂłs. NĂŁo percebemos que quando assumimos esse papel ficamos inertes esperando que algo aconteça, que alguĂ©m apareça, que os outros façam alguma coisa, que uma solução bata a nossa porta, tudo o que vem a nossa mente sĂŁo condições “externas” que pipocam como soluções, nĂŁo nos damos conta que a verdadeira solução está dentro de nĂłs, tem que vir de uma mudança interna, uma nova forma de ver a vida e se posicionar diante do mundo. Somente quando saĂmos da posição de vĂtima e entendemos que temos sim responsabilidade para com tudo que nos acontece encontrarmos a serenidade necessária para enfrentar nossos desafios com inteligĂŞncia e maturidade.
Eu sei, e já ouvi isso, que falar Ă© fácil, porĂ©m mesmo sendo a vida difĂcil existem pessoas que diante dos desafios nĂŁo desistem, nĂŁo se rendem, continuam lutando e buscando uma saĂda, mesmo diante de todas as dificuldades se mantĂ©m firme, essas pessoas cedo ou tarde vĂŁo encontrar o que procuram, vĂŁo dar a volta por cima e superar, porque nĂŁo se deixaram intimidar pelo tamanho dos problemas. Enquanto isso outras ainda estarĂŁo inertes, se achando vitimas das circunstâncias, se sentindo incapazes de mudar as coisas a sua volta, sem se darem ao menos a oportunidade de perceber que toda a força que precisam está dentro delas mesmas. NĂŁo sei vocĂŞ, mas eu sei bem qual dos dois tipos de pessoa eu prefiro ser.
Algumas vezes somos o nosso maior adversário, pois não nos permitimos tentar, nos boicotamos dizendo a nós mesmos que vai dar errado e só de pensar na possibilidade de dar errado nos privamos da chance de tentar, eliminando por completo a possibilidade de dar certo. Quando não acreditamos no nosso potencial e não utilizamos essa força interior a nosso favor estamos indiretamente colocando essa força contra nós, porque a alimentamos com sentimentos de baixa estima, de incapacidade, de derrota, e assim esse tipo de sentimento vai ganhando espaço e peso em nossas vidas, de forma que nos sentimos engolidos por eles. Não desista de você antes de tentar, não acredite na derrota antes mesmo de buscar uma alternativa, e mesmo que você já tenha se frustrado em outras buscas, não desista, resista e tente novamente.
Aceite o desafio que a vida te apresenta, saia da posição de vĂtima, assuma o controle da situação, se capacite, mude a trama e o enredo, quanto mais depressa vocĂŞ se colocar no controle mais rápido sairá dessa situação que te incomoda.
(Maisa Baria)
0 comentários