Para Ser Feliz
A felicidade Ă© uma conquista individual e nĂŁo podemos repassar aos outros essa responsabilidade de nos fazer feliz.
Cada indivĂduo Ă© Ăşnico. Podemos dividir a nossa vida com alguĂ©m, podemos somar os nossos sonhos com os de outra pessoa, podemos compartilhar com tantos outros os mesmos objetivos em comum, porĂ©m nada disso anula a nossa individualidade.
Não podemos esperar que o outro nos faça feliz. Encontrar a felicidade e vivencia-la em sua plenitude é algo que temos que fazer por nós mesmos. É uma batalha diária que travamos e que ninguém poderá lutar por nós. Projetar no outro a expectativa e a responsabilidade para com a nossa felicidade é um convite inevitável à frustração e a mágoa, porque o outro não poderá obter para nós aquilo que devemos conseguir pelo nosso próprio mérito e esforço.
Erroneamente esperamos que o outro realize os nossos sonhos, nos traga alegria, nos proporcione felicidade, e nos colocamos na condição de espectadores que apenas aguardam as coisas acontecerem. Mas o que acontece entĂŁo? Nada acontece! A felicidade nĂŁo vem, a alegria Ă© passageira e os nossos sonhos ficam cada vez mais distantes de se realizarem. E esse “nada” nos leva a culpar o outro cobrando dele algo que ele nĂŁo fez, e que na verdade ele nem teria capacidade de fazer.
SĂł existe um caminho para encontrar essa tal felicidade, e esse caminho tem que ser percorrido de dentro para fora. É vocĂŞ com vocĂŞ mesmo, percorrendo um caminho de autoconhecimento, de auto-entendimento e porque nĂŁo dizer, um caminho de auto-amor (se Ă© que essa palavra existe), descobrindo “quem sou”, “o que me faz feliz” e “o que eu quero da vida”, que tornará isso possĂvel.
Quando vocĂŞ “está” feliz, e essa felicidade vem de fora para dentro (porque alguĂ©m te “fez” feliz) ela logo se vai e sentimos novamente aquele mesmo vazio de antes. Se vocĂŞ quer ESTAR feliz, continue esperando dos outros aquilo que eles podem fazer, e quando puderem fazer, para lhe proporcionar essa felicidade.
Quando a felicidade vem como resultado de uma mudança interior ela vem plena, e reflete aqui fora como uma conquista pessoal duradoura e inquebrantável, vocĂŞ “Ă©” feliz, e ninguĂ©m poderá tirar isso de vocĂŞ porque isso Ă© a sua essĂŞncia, Ă© o que vocĂŞ Ă© (e ponto). Se vocĂŞ quer SER feliz comece olhando para dentro de si mesmo e descobrindo todo o seu potencial de realização.
Aceite a responsabilidade e o desafio de ser o protagonista de sua prĂłpria histĂłria e escreva para si mesmo um roteiro com um final (e um decorrer) feliz .
(Maisa Baria)
.................................................................
https://www.facebook.com/maisabariapensamentos
0 comentários