Seja Verdadeiro
Quando assumimos um compromisso devemos ter em mente de que cumprir com a nossa palavra é validar o nosso caráter diante das pessoas.
Muitas vezes nos vemos diante de situações onde precisamos tomar uma decisão e dar a nossa palavra. Quando optamos por dizer sim ou não nos comprometemos com a decisão tomada, as pessoas a nossa volta vão se posicionar e movimentar a respeito daquilo de um jeito ou de outro tendo por base aquilo que nós assumimos fazer (ou não). Portanto, ao assumir um compromisso, ao chamar para nós a responsabilidade diante de alguma coisa, precisamos fazer isso de forma consciente, cientes das nossas capacidades e limitações, pois outras pessoas estarão depositando sua confiança naquilo que nos dispusemos a realizar.
É claro que imprevistos podem surgir no meio do caminho que nos impeçam de cumprir com a nossa palavra. NĂŁo há como evitar aquilo que foge ao nosso controle. Ou ainda, podemos mudar de ideia e optarmos por desistir daquilo que assumimos. NĂŁo há problema em mudar de ideia. De um jeito ou de outro, nĂŁo importa o que aconteça, a partir do momento em que nos damos conta de que nĂŁo será possĂvel cumprir com aquilo que nos comprometemos Ă© preciso respirar fundo, olhar de frente as pessoas que estĂŁo envolvidas conosco naquela situação e expor a verdade. Seja ela algo alheio a nossa vontade ou ainda de nossa prĂłpria escolha, nosso caráter precisa ser validado com a nossa sinceridade e transparĂŞncia.
Ainda que vocĂŞ se veja limitado no seu poder de escolha e de realização, e isso te faça sentir-se sem saĂda diante de uma situação, vale lembrar que nĂŁo existe limitação de caráter para quem tem dentro de si mesmo o compromisso com a verdade, pois ainda que seja necessário se expor aos outros, Ă© preferĂvel vencer o vĂ©u do orgulho e se mostrar frágil, pequeno, e sensĂvel, revelando-se grandioso ao ser capaz de assumir a prĂłpria incapacidade, do que levar adiante a palavra em um compromisso vazio que jamais será cumprido.
Mesmo que tudo tenha saĂdo do seu controle e saĂdo diferente do que vocĂŞ planejou inicialmente, o controle sobre si mesmo e o poder de manter a consciĂŞncia tranquila ainda está em suas mĂŁos, seja verdadeiro. Somente quando somos honestos e verdadeiros conosco mesmo e com os outros, nos apresentamos diante da vida como pessoas de bem que merecem credibilidade, confiança e respeito.
( Maisa Baria )
0 comentários